Dicas/Manuais

Central de Serviços de TI no SUAP

A Coordenação de TI do campus Ouro Branco opera desde o dia, 09/09/2019, recebendo chamados e solicitações de atendimento através do SUAP. Essa alteração visa acompanhar a padronização institucional de sistemas e melhorar o atendimento aos usuários.

Confira o manual do SUAP:

Suap-TI-V1.pdf

Uso do e-mail institucional

O e-mail institucional é uma importante ferramenta de trabalho, porém deve ser usado de forma consciente e segura. A seguir seguem algumas dicas para melhor utilização do e-mail, dos grupos e algumas orientações de segurança.

Sempre que for definir um assunto para o e-mail tente ser o mais claro possível. O ideal é que você escolha opções que deixem claras as suas intenções e que aborde a questão que você irá tratar.

Sempre utilize os endereços de e-mails institucionais. É possível que alguns colegas utilizem e-mails pessoais para tratar assuntos referentes ao trabalho, neste caso é preciso ter cuidado e sempre priorizar o envio de mensagens para os endereços terminados em @ifmg.edu.br.

O Campus Ouro Branco dispõe de grupos de e-mails que possibilitam o envio de comunicações em massa. Esses grupos são endereçados como remetentes de e-mail e facilitam a divulgação de informações genéricas. Atualmente os grupos disponíveis são:

- obr-taes@ifmg.edu.br

- obr-docentes@ifmg.edu.br

Por uma questão de fluxo de comunicação os grupos são separados em categorias, Técnicos Administrativos e Docentes. Cada pessoa consegue enviar mensagens para todo o público de sua categoria, porém não é possível fazê-lo entre grupos. Para enviar uma comunicação para as duas categorias foi criado o grupo obr-todos@ifmg.edu.br. O objetivo deste último é enviar mensagens informativas e de abrangência geral, discussões delongadas e para públicos restritos devem ser evitadas.

Relembramos ainda que o envio de e-mails informativos para um grande número de pessoas deve ser evitado por uma questão de segurança digital. Mesmo assim, caso alguém precise elencar diversos destinatários em uma mensagem, orientamos que utilizem o campo CCO (cópia oculta). Essa ação simples contribui enormemente para a segurança virtual dos envolvidos e otimiza o recebimento de respostas.

Para aqueles que precisem criar espaços de discussões online é possível criar grupos dedicados a esses fins e até mesmo listas de discussões.

Evite associar a conta do IFMG a logins de redes sociais, plataformas de terceiros ou sites não relacionados às atividades do IFMG.

Utilize a plataforma de e-mail com responsabilidade e de forma profissional.

Exemplo de como definir diferentes tipos de destinatários.

Impressoras compartilhadas.

O campus dispõe de equipamentos compartilhados para impressão, a seguir seguem algumas dicas que podem ajudar a manter a disponibilidade do serviço para todos.

  • Contribua com o meio ambiente, sempre que possível faça as impressões em modo “DUPLEX”.​​
  • Confira se o trabalho de impressão foi totalmente concluído pois as folhas do reservatório podem se esgotar e suspender o trabalho de impressão.
  • Não opere ou manuseie as portas e gavetas dos equipamento para outros fins que não seja a reposição de papel.
  • Jamais puxe forçadamente folhas atoladas no alimentador de digitalização ou na bandeja de impressão.
  • Cada usuário possui uma cota de impressão, definida pela sua chefia imediata/Direção, fique atento ao número de impressões disponíveis.
  • Em caso de mau funcionamento dos equipamentos acione o suporte de TI do campus através dos canais de atendimento.


Manuais para utilização do Google Hangouts e Google Meet

Nos manuais a seguir demonstramos como acessar os recursos Google Hangouts e Google Meet para a realização de reuniões em chat ou em vídeo à distância.