EDUROAM

Com o objetivo de permitir o login de seus usuários em vários outros pontos de acesso espalhados por instituições de ensino do mundo, a coordenação de tecnologia da informação do campus implementou o acesso à rede Eduroam.

Lançado no Brasil em 2012, o Eduroam (education roaming) é um serviço desenvolvido para a comunidade internacional de educação e pesquisa, que oferece acesso à internet por meio de Rede Wireless e o melhor: já está disponível no IFMG para toda a comunidade acadêmica.

O sistema está presente em mais de 90 países e permite conexão à internet de forma gratuita e simples, sem a necessidade de múltiplos logins e senhas. Alunos, professores e técnicos do IFMG já podem utilizar o serviço nos campi (que já ativaram o recurso), em instituições federais de ensino e outras universidades que também disponibilizam o Eduroam (como a UFMG, por exemplo). O acesso será feito sempre da mesma forma, independentemente do campus ou instituição na qual o usuário se encontre.

Como acessar?

Para acessar o serviço, os usuários deverão se autenticar na rede utilizando como identificação o login de rede ou RA, juntamente com o sufixo @ifmg.edu.br.

Exemplo:

RA: 20003465

Identificação no Eduroam: 20003465@ifmg.edu.br.

O login de rede/RA e senha são os mesmos utilizados para acesso ao Conecta/MeuIFMG/SEI.

Veja os tutoriais de acesso de acordo com o Sistema Operacional do seu equipamento.


Configurador Automático da rede eduroam para Windows clique para baixar

Eduroam - Windows 10

Eduroam - Linux

Eduroam - Android

Eduroam - IOS

Abaixo o tutorial resumido para Android:

Método EAP: PEAP

Autenticação de Fase 2: MSCHAPV2

Certificado de CA: NÃO VALIDAR

Identidade: login_ou_RA@ifmg.edu.br

Identidade Anônima: Não usar

Senha: Senha de acesso à rede e/ou meuIFMG